quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os principais motivos que levam a problemas na coluna vertebral durante a infância:


• Sedentarismo
• Obesidade
• Desequilíbrio das cadeias musculares
• Má educação postural
• Facilidade e comodidade ao deixar a criança assistir TV, navegar na internet ou jogar video games por horas seguidas
• Baixa auto-estima .
• Mesas de estudo ergonomicamente impróprias
• Peso impróprio das mochilas escolares

O que muitas pessoas não sabem é que a obesidade prejudica a saúde da coluna, “quem suporta o peso do organismo é a coluna, por isso, quanto mais pesado for um indivíduo, maior será o trabalho dela”.
Durante a infância, não é comum que crianças sintam dores nas costas, se a criança é sobrecarregada com pesos de livros e mochilas, é essencial diminuir o peso usando mochilas de rodinha. Mas o fundamental é colocar a criança para fazer alguma atividade física própria para a idade”.

Como proteger a coluna

Evitar carregar peso acima do limite, praticar atividade física e manter uma postura correta são as mais importantes formas de proteger a coluna.
adequar o ambiente é uma outra maneira essencial para proteger a coluna de agressões. “Na postura sentada, que é a pior, é preciso estar sentado em uma cadeira adequada, em que a pessoa mantenha a postura correta. A cadeira adequada tem que estar fixa ao solo e ter o encosto duro e firme para apoiar a região dos rins.
Uma vez sentado corretamente, os dois pés têm que estar bem plantados no chão. Como as pessoas mais baixas têm uma certa dificuldade, devem colocar os pés em um apoio, para ter firmeza nas solas dos pés.

Identifique os principais desvios posturais

Cifose: curvatura acentuada na altura do tórax, dando aspecto de corcunda. É agravado pela má postura e falta de exercícios, mas também pode ser conseqüência de doenças como osteoporose e espondolite anquilosante (uma inflamação das articulações).

Lordose: aumento anormal da curvatura lombar que pode ser causado por postura errada, músculos abdominais fracos ou barriga proeminente. Causa dor quando a pessoa fica muito tempo em pé.

Escoliose: ocorre quando a coluna se mostra torta no plano das costas, parecendo uma curva em C ou em S. Geralmente, o músculo lateral dessa região fica mais tensionado do que o seu par do outro lado e puxa a coluna em si. Costuma progredir na adolescência e atinge mais as meninas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário