segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Coluna saudável.

 
A coluna vertebral é única quanto às necessidades funcionais que ela deve atender. Ela deve ser forte e estável para sustentar o tronco e proteger o frágil tecido nervoso da medula espinhal, mas deve ser também flexível de modo a colaborar com o movimento da cabeça e dos membros. A coluna vertebral pode ser dividida em cinco regiões: sete vértebras cervicais; doze vértebras torácicas, das quais surgem as costelas; cinco vértebras lombares; cinco vértebras fundidas que formam o sacro, e quatro vértebras fundidas que formam o cóccix. Envolvendo a coluna nas regiões anterior, posterior e lateral existem ligamentos que unem as vértebras e limitam movimentos que possam ser prejudiciais.
Quando vista de frente a coluna vertebral deve estar perfeitamente alinhada. Qualquer desvio neste plano de visão acima de 10 graus é chamado de escoliose e considerado anormal.

Existem três curvas que devem estar sempre presentes na coluna: lordose cervical, cifose torácica (ou dorsal) e lordose lombar.
Lordose é o nome que se dá para curvas com concavidade posterior, enquanto a cifose corresponde às curvas com concavidade anterior.
Existem medidas dessas curvas consideradas normais. O excesso ou falta de cifose ou lordose podem levar alterações posturais da coluna considerados patológicos.
Vida sedentária, excesso de exercícios e má postura podem prejudicar seriamente sua coluna vertebral.

Aquela postura apresentada por grande parte das pessoas, com ombros caídos, pescoço tencionado e coluna arqueada além de não favorecer o visual, faz mal à saúde. Adotar uma boa postura exige cuidados importantes que devem ser adquiridos desde a infância. A posição comumente adotada por grande parte das pessoas em atividades domésticas, profissionais e de lazer é a posição sentada, essas são mais propensas a sofrer com dores nas costas do que aquelas que se movimentam mais. Portanto, é interessante ficar atento à postura, bem como a cadeira utilizada, que deverá ter o assento firme para não forçar as articulações vertebrais. A postura correta ao andar é ereta, sem jogar o corpo para os lados ou os ombros para frente. Ao carregar pesos, evite o sobrepeso, distribuindo igualmente o peso para os dois lados.

Dicas para uma coluna saudável

  • A má postura ao andar é a causa de muitas dores; portanto, procure endireitar-se ao andar, mantendo o tronco ereto, os ombros em linha reta e a cabeça erguida;
  • Ao subir escadas não se incline muito para frente para não sobrecarregar a coluna;
  • Nunca dobre seu corpo à frente sem dobrar os joelhos;
  • Em tarefas em pé, mantenha a coluna reta e apóie um dos pés alternadamente em um apoio ligeiramente mais elevado;
  • Procure dormir de lado e com as pernas dobradas. O travesseiro deve ser da altura do ombro para manter o pescoço paralelo ao leito e, se possível, usar outro travesseiro entre as pernas para diminuir a tensão na lombar;
  • Sempre que possível, faça pausas durante a realização das tarefas, alongue e relaxe;
  • As prateleiras e armários devem estar sempre ao alcance, nunca muito altos;
  • Ao se abaixar para pegar uma roupa na gaveta ou um objeto embaixo da pia é melhor dobrar os joelhos de forma que a coluna se mantenha reta ou sentar-se em um banquinho;
  • Varal de roupas deve estar numa altura adequada para que a pessoa não precise ficar na ponta dos pés ou esticando os braços.
  •  É melhor utilizar um carrinho para empurrar um peso do que puxá-lo ou carregá-lo;
  •  Deve-se evitar torções com a coluna lombar ao pegar objetos;
  • Além disso, tudo procure ter uma vida saudável, alimentando-se adequadamente, incluindo atividades físicas em seu estilo de vida e procurando ajuda profissional sempre que se fizer necessário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário