terça-feira, 24 de maio de 2011

Pilates ou Musculação?

Na musculação, o foco são os músculos mais superficiais, chamados de mobilizadores, sendo estes responsáveis pelos movimentos de grande amplitude, como o agachamento e a flexão de braços. Dentre os objetivos do treino estão, por exemplo, o aumento de força e resistência muscular. Inclusive, por ter como característica este trabalho superficial, os resultados estéticos tendem a aparecer mais rápido para aqueles que são adeptos.

O método desenvolvido por Joseph Pilates ativa a musculatura mais profunda, como o transverso do abdome, multifídios e todos os músculos que envolvem as articulações (estabilizadores), depois age na musculatura mais externa. Esses músculos mais internos são fundamentais para a constituição de uma estrutura forte e livre de lesões.

A ênfase dada ao abdome e aos músculos lombares torna a técnica excelente para quem deseja uma barriga consistente e se ver longe de dores nas costas. O aluno, também, consegue definir a musculatura, sem aumentar o seu volume, ou seja, o foco do Pilates não é hipertrofia. Diferentemente da musculação, o resultado do Pilates não está estritamente relacionado ao número de repetições. Pelo contrário, é priorizada a qualidade do movimento.





O que torna o Pilates um atrativo a mais é o fato de proporcionar bem-estar não só para as pessoas que já são adeptas, como também para iniciantes e até mesmo sedentários, principalmente por não ter contra-indicações, sendo possível e totalmente viável realizar modificações para cada tipo de aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário